
Com aluguel atrasado e trabalhos prejudicados por falta de pessoal, a Defensoria Pública de Cruzeiro do Sul suspendeu o atendimento desde a manhã desta quinta-feira (21) por tempo indeterminado.
Atualmente a unidade atende cinco municípios do Acre e pelo menos dois do Amazonas e possui um quadro de funcionários bastante reduzido: apenas uma defensora e três funcionários.
Na primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores deste ano, a servidora da instituição Hysla Maria, procurou o legislativo municipal para pedir ajuda. Segundo ela, a defensoria ainda não tinha fechado as portas porque os servidores estavam ‘carregando a instituição nas costas’.
Na ocasião ela disse que o prédio estava com o aluguel atrasado há três meses e o quadro de funcionários se resumia a uma defensora e três funcionários para atender aos municípios da região. Além destes problemas, um dos veículos estava quebrado e o outro parado no pátio do prédio por falta de combustível. Os carros usados para atender às necessidades da instituição eram dos próprios funcionários.
Agora já são quase quatro meses de aluguel atrasado e a servidora diz que não há condições de continuar atendendo a demanda com o número de funcionários de que a instituição dispõe.
“É com o coração partido que tomamos esta decisão. Fizemos isso justamente pelo respeito que temos a população do Vale do Juruá e sei que eles merecem o melhor. Atender nestas condições não é justo, nem pra eles nem para os funcionários”, disse a servidora.
Apesar da deficiência, em 2012 foram atendidas quase nove mil pessoas nas comarcas de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima (AC).
Uma audiência pública para tentar solucionar o problema foi agendada para o dia 12 de março, na Câmara Municipal.
Segundo o ex-funcionário da defensoria pública e atual vereador Marcos Lima Verde (PMDB), existem hoje 49 defensores ativo em todo estado, 40 deles estariam em Rio Branco, 9 deles no “interior” sendo que apenas um está lotado em Cruzeiro do Sul, para atender a uma população que corresponde à aproximadamente 30% da população do Estado do Acre.
Glória Maria – Juruá On-line
Nenhum comentário:
Postar um comentário