
Encerrou-se ontem, 19 de março, o novenário em honra ao padroeiro São José em Rodrigues Alves com uma grande procissão e o famoso leilão repleto de bois e outras prendas valiosas. Mesmo com um grande numero de fieis presentes na ultima noite, o novenário teve uma das menores participações popular dos últimos anos.
Dois fatores importantes que vem contribuindo para isso são primeiro: Rodrigues Alves tem cerca de 65% a 70% da sua população evangélica é, hoje, um dos municípios mais protestante do Acre; segundo: muitas pessoas frequentavam o arraial sem nenhum compromisso espiritual, iam apenas com o intuito de beber, como as bebidas alcoólicas, sabiamente, foram retiradas do novenário essas pessoas não frequentam mais o arraial. E, diga-se de passagem, não fazem nenhuma falta, pois elas também eram responsáveis pela violência que começada a se inserir no evento.

A procissão, como sempre, é o auge de toda festa e, esse ano, não foi diferente. Centenas de pessoas participaram da mesma e deu um colorido especial às ruas que foram percorridas pelos fieis. Muitos participam pela devoção ao santo, outros pagando promessas e agradecendo as bênçãos recebidas e, ainda aqueles que buscam serem agraciados no decorrer do ano.

Após a missa fieis, empresários e demais pessoas mantiveram suas atenções para o grande leilão. Aqui a tradição é a doação de bois pelos criadores da cidade. Graças a essas doações a igreja não teve prejuízo com a festa, pois as prendas saíram por bons lances, mesmo a crise financeira estando morando permanentemente na cidade.

Aqui também o novenário é utilizado por vendedores para fazer uma renda extra, mas para esses as vendas ficaram bem abaixo da expectativa, nem mesmo os alimentos deram aos vendedores um lucro satisfatório. Muitos alegam que esse foi de longe o pior novenário em termos econômicos da historia, mas todos também acreditam que a coisa vai melhorar.
Superou as minhas expectativas. A intenção era evangelizar.
ResponderExcluirPelo menos só vão os que são realmente católicos
ResponderExcluir