13 de ago. de 2013
Entrevista: Mônica Freitas, primeira dama e Secretária de Assistência Social do município de Rodrigues Alves
A Pedagoga Mônica Freitas, primeira dama e Secretária de Assistência Social do município de Rodrigues Alves, realiza, como ela faz questão de ressaltar, junto com sua equipe, um forte trabalho para melhorar a condição social da população, que vivia até pouco tempo atrás, num estado de miséria, onde muitos poucos conseguiam acessar os benefícios do Governo Federal.
A secretaria recebeu nossa reportagem no momento em que coordenava o recadastramento do Programa Bolsa Família que atualmente atende 2.041 famílias no município que tem 2.600 inscritas no CAD Único sendo atendidas com vários benefícios.
Ela lembra que quando o prefeito Burica assumiu a prefeitura não havia nenhuma condição de trabalho no município e a Secretaria de Assistência Social não tinha nenhuma estrutura. Mônica ressalta que em Rodrigues Alves não tinha nem internet que é uma ferramenta básica para a manutenção dos programas sociais do Governo Federal e também muito utilizada pela juventude.
Como está o atendimento as famílias carentes do município?
Quando o prefeito Burica assumiu a prefeitura havia apenas 800 pessoas beneficiárias do Bolsa Famíla e 1.500 no CAD Único. Fizemos um trabalho intenso e conseguimos garantir o acesso de muitas famílias aos recursos do Bolsa Família e demais programas sociais do Governo Federal que tem beneficiado muitas crianças e também adultos. Graças a Deus e a nossa equipe estamos conseguindo melhorar as condições de vida das famílias carentes.
O recadastramento é essencial para garantir a continuidade dos benefícios, como está sendo feito este trabalho ?
Este é um trabalho realizado com muita responsabilidade pela nossa equipe que trabalha para atender bem as mães que precisam fazer esse recadastramento. Na sede do município fazemos o recadastramento por ruas para facilitar o atendimento e na zona rural o prefeito Burica tem a preocupação de garantir o deslocamento das equipes para fazer o atendimento na própria localidade. Já fizemos a atualização das comunidades ribeirinhas e depois de encerrar na zona urbana vamos atender as comunidades que moram nos ramais.
Como a senhora avalia os resultados deste trabalho da Secretaria de Assistência Social?
Sempre digo que é preciso uma boa equipe para se conseguir realizar um bom trabalho. A Secretaria de Assistência Social e o prefeito Burica tem muitos motivos para comemorar o resultado do trabalho realizado no primeiro mandato, que garantiu o acesso de muitas famílias carentes aos programas sociais do Governo Federal. Nesse trabalho temos feito um diagnóstico da situação das famílias e constatamos que nestes quatro anos a situação da população mudou para melhor. Havia uma situação de extrema pobreza, pois a falta de acesso da população pela precariedade dos ramais e a falta de condições e estrutura da Secretaria dificultava o acesso das famílias aos benefícios.
Foi um início difícil, quais foram os principais problemas ?
O prefeito Burica encontrou um município que não tinha nenhuma condição para funcionar bem e atender a população. Para se ter uma ideia das dificuldades que encontramos não havia internet no município. Como fazer para atualizar os cadastros dos beneficiários dos programas sociais? A implantação da internet no município foi uma das primeiras e mais importantes ações do prefeito Burica que além de garantir aos estudantes e a juventude o acesso a essa importante ferramenta que é a internet possibilitou a melhoria do trabalho e garantiu a atualização dos cadastros. Em Rodrigues Alves a Secretaria de Assistência Social não tinha nenhuma estrutura e foi necessário um grande esforço do prefeito Burica para garantir a contratação de uma equipe competente para realizar esse trabalho importante da área social.
O Bolsa Família, então, garante benefícios as famílias mais carentes ?
Muitas pessoas criticam esse programa dizendo que ele deixou as pessoas mais preguiçosas, mas na verdade o presidente Lula foi muito feliz quando implantou o Bolsa Família, que tem garantido melhorias na qualidade de vida. Rodrigues Alves é um município onde tem muitas famílias carentes, mas com a implantação dos programas sociais houve uma diminuição dos índices de pobreza, as pessoas estão mais conscientes de que precisam trabalhar e estamos fazendo um trabalho de dar as condições que elas melhorem sua vida. Agradeço ao prefeito Burica e aos governos do Estado e Federal que tem dado um apoio fundamental para esses avanços que estamos conseguindo. Para se ter uma ideia, depois dos cursos realizados muitas pessoas que estavam cadastradas no Bolsa Família conseguiram um trabalho, iniciaram um pequeno negócio e já tem outro perfil. Temos feito uma conscientização das pessoas que já sabe que o Bolsa Família não é uma aposentadoria, mas um apoio para melhorar a condição de vida e quando essa família melhora tem que passar o benefício para uma mais carente.
Quais as principais ações realizadas pela Assistência Social?
A primeira grande vitória foi criar as condições para o cadastramento do Bolsa Família. Depois iniciamos um trabalho de capacitação das mães, dos jovens e de adultos, através de diversos cursos que já garantiram a capacitação de mais de 500 pessoas para melhorar sua renda familiar, participar de concursos, com apoio do Pronatec, do Governo Federal e da Secretaria de Pequenos Negócios, do Governo do Estado, que tem sido de fundamental importância para essas conquistas que garantem a melhoria da qualidade de vida. Estamos trabalhando para garantir mais conquistas porque sabemos que em Rodrigues Alves ainda tem muitas pessoas carentes, 70% da nossa população mora na zona rural e por isso o prefeito Burica tem dado grande apoio ao CRAS Volante que se desloca para as comunidades da zona rural para levar atendimento social.
O prefeito Burica deu uma atenção especial ao idoso?
Com certeza esse é um trabalho muito gratificante que tem melhorado muito a qualidade de vida dos idosos do nosso município. Quando iniciamos o trabalho eles reclamavam muito que não tinham atividades e não havia atendimento médico direcionado para eles. Hoje, nossos idosos tem um grupo de idosos com uma convivência muito avançada, a cada dia da semana tem uma atividade programada, palestras, técnicos do CRAS fazem visitas nas casas e nas sexta-feiras tem o baile do idoso, que não pode falhar. Graças ao apoio do governador Tião Viana em breve vamos construir o Centro de Convivência dos idosos que será mais uma grande conquista. A escolha da Miss e do Mister Melhor idade já está incorporada ao calendário de atividades do nosso município, pois nossos idosos com 50, 60, 70 e até mais de 80 anos participam ativamente e sentem que são olhados com bons olhos. O prefeito e a Assistência Social estão garantindo condições para que nosso idoso melhore sua saúde.
Os jovens também recebem atenção da Assistência Social?
Percebo que o prefeito Burica tem dado uma atenção muito especial a nossa juventude que é o futuro do nosso município. Um dos importantes investimentos que estão beneficiando os nossos jovens é o Centro de Tecnologia em Informática que tem mais de 50 computadores para atender com qualificação crianças, jovens e inclusive os idosos. Temos parceiros importantes como o Senac, IFAC e o Sebrae que tem garantido cursos diversos para ajudar na capacitação da juventude da nossa comunidade.
A violência e a prostituição infantil ainda é um problema grave....Como anda essa situação em Rodrigues Alves?
Temos muitos problemas causados pela violência contra crianças, jovens, idosos e principalmente contra as mulheres, além da prostituição infantil. Com certeza a violência é um problema muito grave que os municípios precisam enfrentar. Nosso Conselho Tutelar está bem atuante, os técnicos do CRAS estão fazendo busca ativa, acompanhando e temos uma preocupação muito grande com a violência contra a mulher. Segundo um levantamento da Secretaria da Mulher o Acre é o terceiro em relação a violência contra a mulher e estamos fazendo um trabalho para conscientizar os homens de que não podem agredir suas mulheres. Quando acontece casos estamos encaminhando a delegacia para que os agressores seja responsabilizados. O trabalho infantil que é outro problema grave no Brasil é outro desafio que enfrentamos. Agora, contamos com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) que está colaborando para melhorarmos essa situação que é grava, pois criança tem que está é na escola e não trabalhando.
A senhora participou recentemente de um encontro de Assistência Social em Brasília...
Com certeza esse encontro da Assistência Social, em Brasília, organizado pelo gabinete da deputada federal Perpétua Almeida, a quem parabenizo e agradeço pela iniciativa. A deputado Perpétua Almeida teve a ideia de convidar todos os secretários de assistência social do Estado do Acre para debater com os técnicos de diversos ministérios do Governo Federal e mostrar a situação da assistência social nos municípios. Fizemos muitas reivindicações, tiramos dúvidas e conseguimos muitas informações que serão úteis no trabalho. Foi um encontro muito produtivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 de ago. de 2013
Entrevista: Mônica Freitas, primeira dama e Secretária de Assistência Social do município de Rodrigues Alves
A Pedagoga Mônica Freitas, primeira dama e Secretária de Assistência Social do município de Rodrigues Alves, realiza, como ela faz questão de ressaltar, junto com sua equipe, um forte trabalho para melhorar a condição social da população, que vivia até pouco tempo atrás, num estado de miséria, onde muitos poucos conseguiam acessar os benefícios do Governo Federal.
A secretaria recebeu nossa reportagem no momento em que coordenava o recadastramento do Programa Bolsa Família que atualmente atende 2.041 famílias no município que tem 2.600 inscritas no CAD Único sendo atendidas com vários benefícios.
Ela lembra que quando o prefeito Burica assumiu a prefeitura não havia nenhuma condição de trabalho no município e a Secretaria de Assistência Social não tinha nenhuma estrutura. Mônica ressalta que em Rodrigues Alves não tinha nem internet que é uma ferramenta básica para a manutenção dos programas sociais do Governo Federal e também muito utilizada pela juventude.
Como está o atendimento as famílias carentes do município?
Quando o prefeito Burica assumiu a prefeitura havia apenas 800 pessoas beneficiárias do Bolsa Famíla e 1.500 no CAD Único. Fizemos um trabalho intenso e conseguimos garantir o acesso de muitas famílias aos recursos do Bolsa Família e demais programas sociais do Governo Federal que tem beneficiado muitas crianças e também adultos. Graças a Deus e a nossa equipe estamos conseguindo melhorar as condições de vida das famílias carentes.
O recadastramento é essencial para garantir a continuidade dos benefícios, como está sendo feito este trabalho ?
Este é um trabalho realizado com muita responsabilidade pela nossa equipe que trabalha para atender bem as mães que precisam fazer esse recadastramento. Na sede do município fazemos o recadastramento por ruas para facilitar o atendimento e na zona rural o prefeito Burica tem a preocupação de garantir o deslocamento das equipes para fazer o atendimento na própria localidade. Já fizemos a atualização das comunidades ribeirinhas e depois de encerrar na zona urbana vamos atender as comunidades que moram nos ramais.
Como a senhora avalia os resultados deste trabalho da Secretaria de Assistência Social?
Sempre digo que é preciso uma boa equipe para se conseguir realizar um bom trabalho. A Secretaria de Assistência Social e o prefeito Burica tem muitos motivos para comemorar o resultado do trabalho realizado no primeiro mandato, que garantiu o acesso de muitas famílias carentes aos programas sociais do Governo Federal. Nesse trabalho temos feito um diagnóstico da situação das famílias e constatamos que nestes quatro anos a situação da população mudou para melhor. Havia uma situação de extrema pobreza, pois a falta de acesso da população pela precariedade dos ramais e a falta de condições e estrutura da Secretaria dificultava o acesso das famílias aos benefícios.
Foi um início difícil, quais foram os principais problemas ?
O prefeito Burica encontrou um município que não tinha nenhuma condição para funcionar bem e atender a população. Para se ter uma ideia das dificuldades que encontramos não havia internet no município. Como fazer para atualizar os cadastros dos beneficiários dos programas sociais? A implantação da internet no município foi uma das primeiras e mais importantes ações do prefeito Burica que além de garantir aos estudantes e a juventude o acesso a essa importante ferramenta que é a internet possibilitou a melhoria do trabalho e garantiu a atualização dos cadastros. Em Rodrigues Alves a Secretaria de Assistência Social não tinha nenhuma estrutura e foi necessário um grande esforço do prefeito Burica para garantir a contratação de uma equipe competente para realizar esse trabalho importante da área social.
O Bolsa Família, então, garante benefícios as famílias mais carentes ?
Muitas pessoas criticam esse programa dizendo que ele deixou as pessoas mais preguiçosas, mas na verdade o presidente Lula foi muito feliz quando implantou o Bolsa Família, que tem garantido melhorias na qualidade de vida. Rodrigues Alves é um município onde tem muitas famílias carentes, mas com a implantação dos programas sociais houve uma diminuição dos índices de pobreza, as pessoas estão mais conscientes de que precisam trabalhar e estamos fazendo um trabalho de dar as condições que elas melhorem sua vida. Agradeço ao prefeito Burica e aos governos do Estado e Federal que tem dado um apoio fundamental para esses avanços que estamos conseguindo. Para se ter uma ideia, depois dos cursos realizados muitas pessoas que estavam cadastradas no Bolsa Família conseguiram um trabalho, iniciaram um pequeno negócio e já tem outro perfil. Temos feito uma conscientização das pessoas que já sabe que o Bolsa Família não é uma aposentadoria, mas um apoio para melhorar a condição de vida e quando essa família melhora tem que passar o benefício para uma mais carente.
Quais as principais ações realizadas pela Assistência Social?
A primeira grande vitória foi criar as condições para o cadastramento do Bolsa Família. Depois iniciamos um trabalho de capacitação das mães, dos jovens e de adultos, através de diversos cursos que já garantiram a capacitação de mais de 500 pessoas para melhorar sua renda familiar, participar de concursos, com apoio do Pronatec, do Governo Federal e da Secretaria de Pequenos Negócios, do Governo do Estado, que tem sido de fundamental importância para essas conquistas que garantem a melhoria da qualidade de vida. Estamos trabalhando para garantir mais conquistas porque sabemos que em Rodrigues Alves ainda tem muitas pessoas carentes, 70% da nossa população mora na zona rural e por isso o prefeito Burica tem dado grande apoio ao CRAS Volante que se desloca para as comunidades da zona rural para levar atendimento social.
O prefeito Burica deu uma atenção especial ao idoso?
Com certeza esse é um trabalho muito gratificante que tem melhorado muito a qualidade de vida dos idosos do nosso município. Quando iniciamos o trabalho eles reclamavam muito que não tinham atividades e não havia atendimento médico direcionado para eles. Hoje, nossos idosos tem um grupo de idosos com uma convivência muito avançada, a cada dia da semana tem uma atividade programada, palestras, técnicos do CRAS fazem visitas nas casas e nas sexta-feiras tem o baile do idoso, que não pode falhar. Graças ao apoio do governador Tião Viana em breve vamos construir o Centro de Convivência dos idosos que será mais uma grande conquista. A escolha da Miss e do Mister Melhor idade já está incorporada ao calendário de atividades do nosso município, pois nossos idosos com 50, 60, 70 e até mais de 80 anos participam ativamente e sentem que são olhados com bons olhos. O prefeito e a Assistência Social estão garantindo condições para que nosso idoso melhore sua saúde.
Os jovens também recebem atenção da Assistência Social?
Percebo que o prefeito Burica tem dado uma atenção muito especial a nossa juventude que é o futuro do nosso município. Um dos importantes investimentos que estão beneficiando os nossos jovens é o Centro de Tecnologia em Informática que tem mais de 50 computadores para atender com qualificação crianças, jovens e inclusive os idosos. Temos parceiros importantes como o Senac, IFAC e o Sebrae que tem garantido cursos diversos para ajudar na capacitação da juventude da nossa comunidade.
A violência e a prostituição infantil ainda é um problema grave....Como anda essa situação em Rodrigues Alves?
Temos muitos problemas causados pela violência contra crianças, jovens, idosos e principalmente contra as mulheres, além da prostituição infantil. Com certeza a violência é um problema muito grave que os municípios precisam enfrentar. Nosso Conselho Tutelar está bem atuante, os técnicos do CRAS estão fazendo busca ativa, acompanhando e temos uma preocupação muito grande com a violência contra a mulher. Segundo um levantamento da Secretaria da Mulher o Acre é o terceiro em relação a violência contra a mulher e estamos fazendo um trabalho para conscientizar os homens de que não podem agredir suas mulheres. Quando acontece casos estamos encaminhando a delegacia para que os agressores seja responsabilizados. O trabalho infantil que é outro problema grave no Brasil é outro desafio que enfrentamos. Agora, contamos com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) que está colaborando para melhorarmos essa situação que é grava, pois criança tem que está é na escola e não trabalhando.
A senhora participou recentemente de um encontro de Assistência Social em Brasília...
Com certeza esse encontro da Assistência Social, em Brasília, organizado pelo gabinete da deputada federal Perpétua Almeida, a quem parabenizo e agradeço pela iniciativa. A deputado Perpétua Almeida teve a ideia de convidar todos os secretários de assistência social do Estado do Acre para debater com os técnicos de diversos ministérios do Governo Federal e mostrar a situação da assistência social nos municípios. Fizemos muitas reivindicações, tiramos dúvidas e conseguimos muitas informações que serão úteis no trabalho. Foi um encontro muito produtivo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário