15 de dez. de 2014

Vereador Noé é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Rodrigues Alves em eleição acirrada marcada pela derrota do grupo político do prefeito Burica

Posse Rodrigues Alves 12 veredor noe boa

Elson Costa
 
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rodrigues Alves realizada no dia 28 de Novembro teve como vencedora a chapa de oposição liderada pelo vereador Antônio Matos da Silva, Noé (PP), que venceu a chapa do vereador Evanildo (PT), do bloco de apoio ao prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica - PT), que foi o principal derrotado na disputa depois que o vereador petista Josué aceitou a indicação de Primeiro Secretário na chapa da oposição.
A decisão do vereador Josué, de compor com a oposição e ganhar a eleição, segundo ele, ocorreu por conta da falta de respeito que o prefeito Burica vem tratando correligionários e a população que lhe garantiram chegar em segundo lugar na eleição de 2012 e assumisse o mandato pelo impedimento do ex-prefeito Deda que teve a candidatura cassada por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
“ Muita gente da oposição, inclusive empresários que trabalharam para derrotar o prefeito Burica vem recebendo tratamento diferenciado na administração. A reclamação é grande, muitos funcionários provisórios vivem sendo humilhados e não conseguem receber seus salários que estão atrasados há vários meses, mesmo depois de demitidos. Não concordamos com a forma autoritária da administração do prefeito que não dá ouvidos a opinião de quem o ajudou a chegar novamente no poder”, disse o vereador.
Muito acirrada a eleição da Mesa Diretora movimentou os bastidores da política no município. Na votação secreta cinco vereadores votaram para garantir a vitória da chapa da oposição e elegeram o vereador Noé presidente do Poder Legislativo Municipal para o biênio 2015/2016. Três vereadores votaram na chapa da situação e o vereador Jailson Eugênio (PCdoB) protestou e não deu seu voto para nenhuma das chapas.
veredor jailson boa
“ As chapas representavam os grupos políticos do prefeito Burica e do ex-prefeito Deda que teve e o outro está fazendo uma forma desastrada de política do município e não merecem minha confiança. O ex-prefeito Deda foi enquadrado na Lei da Ficha Lima e responde processos na justiça. A administração do prefeito Burica se distanciou dos interesses da população e não tem respeito nem com o Poder Legislativo”, disse o vereador.
A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal ficou assim constituída: presidente, vereador Noé (PP); vice-presidente, vereador Cartejanio (Chico da Borracharia – PSDB); 1º secretário, vereador Josué (PT) e 2º Secretário o vereador Geraldo (PP). O presidente eleito, vereador Noé, considera que a disputa na eleição é salutar para a democracia do município e ressaltou que a insatisfação dos vereadores com a administração do prefeito garantiu sua vitória.
“ O prefeito Burica não tem respeitado o legislativo municipal e nem a população. A Câmara Municipal é um poder independente e o Executivo não deve interferir nas suas decisões para que se garanta a democracia. Estamos confiantes em fazer uma boa gestão à frente do legislativo e vamos cumprir nossa função de fiscais do Executivo e investigar informações que circulam no município sobre irregularidades e desmandos na gestão. Queremos trabalhar em parceria, mas os vereadores merecem mais respeito” afirmou o presidente eleito da Câmara.
Noé agradeceu a confiança depositada pelos vereadores em sua pessoa que vai assumir pela segunda vez a presidência da Câmara Municipal de Rodrigues Alves e nessa gestão estará empenhado em garantir a autonomia do Legislativo que sempre tem trabalhado pelo engrandecimento do município de Rodrigues Alves aprovando leis e projetos do Executivo que tem beneficiado a população, além de fiscalizar as ações de prefeitura.
O vereador do PP destaca que mesmo sendo do bloco de oposição tem mantido uma postura de respeito com o Executivo e votado a favor de todos os projetos que beneficiam a população, mas ressalta que a Câmara Municipal é o órgão responsável pela fiscalização das ações do município que precisa ter mais responsabilidade e atender as solicitações de informações dos vereadores que estão apenas exercendo o dever imposto pela lei.
“ É preciso que os poderes trabalhem em harmonia, mas para isso acontecer secretários e o próprio prefeito precisam entender a necessidade de atender as reivindicações da Câmara Municipal e se comunicar com mais rapidez nas solicitações de informações dos atos da gestão. Não estamos exigindo nada além do necessário para cumprirmos nosso papel de fiscal e muitas vezes o Executivo ignora as solicitações”, disse.
Noé, que está no seu terceiro mandato, lembra que iniciou na política por incentivo do ex-prefeito Dêda, que na sua avaliação continua sendo uma das grandes lideranças nos municípios do Juruá, junto com sua esposa e deputada estadual Maria Antônia, que mais uma vez foi reeleita na eleição de Outubro passado. “ Tivemos a satisfação da presença do ex-prefeito Dêda, que acompanhou a eleição da Mesa Diretora e ficou muito satisfeito com o resultado”, disse.
“ O prefeito Burica tem que respeitar a Câmara e cuidar para que vexames como o do concurso público cancelado pelo MP não aconteçam novamente”, afirma Chico da Borracharia
veredor catejanio boa
O vereador Chico da Borracharia destacou que o resultado da eleição da Mesa Diretora refletiu a falta de respeito do prefeito Burica com a Câmara Municipal e apesar das várias tentativas de mudar a composição na eleição os vereadores não cederam e mantiveram sua posição derrotando a chapa da situação. “ O Executivo precisa respeitar o Legislativo, pois a base da democracia é a independência dos poderes sendo inadmissível qualquer interferência”, disse.
Segundo Chico da Borracharia os vereadores tem que cumprir o papel de fiscalizar o Executivo, principalmente quando se tem diversos rumores de malversação do dinheiro público ao destacar que sua gestão à frente da Câmara Municipal se pautou pela boa aplicação dos recursos garantindo importantes melhorias para um melhor desempenho dos trabalhos dos vereadores, mas foi alvo de muitas injúrias.
“ Tentaram me fazer desistir da composição da chapa vencedora. Foi só preciso lembrar que durante minha gestão na presidência da Câmara fizeram tudo para sujar meu nome, mas graças a Deus não conseguiram. Então, fizemos uma composição sólida o suficiente para barrar as várias tentativas de desestabilizar o grupo, inclusive com propostas sórdidas. Na votação mostramos personalidade, garantimos a vitória do vereador Noé e o prefeito vai ter que respeitar mais a Câmara, os recursos públicos e os funcionários”, disse.
Chico da Borracharia lembra da vergonha que foi o recente concurso público realizado pela Prefeitura de Rodrigues Alves, cancelado pela Justiça à pedido do Ministério Público do Estado que acatou denúncia feita por ele de favorecimento de parentes do prefeito e de secretários. “O vereador precisa exercer sua função de fiscal e não permitir que o Executivo cometa desmandos na administração. Naquele concurso foram aprovados parentes do prefeito e de secretários de forma suspeita e a Justiça prontamente mandou cancelar. Isso é uma vergonha”, afirmou.
Vereador petista está decepcionado com gestão do prefeito Burica
veredor josue boa
O vereador petista Josué não esconde sua insatisfação pela forma desrespeitosa que os aliados do prefeito Burica na eleição anterior, inclusive ele próprio, estão sendo tratados durante sua gestão à frente da prefeitura e destaca que é necessária a valorização dos parceiros para que se consiga fazer um governo de participação. Segundo ele os adversários do prefeito Burica na eleição tem trânsito livre dentro da prefeitura, inclusive alguns empresários, enquanto os aliados são destratados pelo gestor e secretários.
“ Não queremos ter tratamento diferenciado, nem conseguir benefícios pessoais, mas alguns vereadores parceiros são tratados de forma grosseira pelo prefeito, pelos secretários e até por assessores da prefeitura. Mas, a partir de agora vamos iniciar um novo tempo em nosso município e essa vitória tem grande importância. O prefeito vai ter que respeitar os vereadores e trabalhar com mais transparência com os recursos públicos”, disse.
Josué destacou que os vereadores não podem ser perseguidos por exercerem sua função de fiscalizar o Executivo como aconteceu recentemente por motivo de denúncias feitas ao Ministério Público do Estado que causaram o cancelamento de um concurso público fraudulento e com muitas irregularidades, principalmente a aprovação de parentes do prefeito e de secretários o que caracteriza uma vergonha e uma falta de respeito com os demais concorrentes. Josué revela que se sentiu intimidado e até ameaçado.
“ Estou tranquilo com minha decisão de apoiar a chapa onde fui convidado para ser o primeiro secretário que foi a grande vencedora da eleição. Agora, depois de janeiro, queremos fazer um trabalho de democratizar mais os trabalhos da Câmara. Nossa intenção é cada vez mais contribuir com o desenvolvimento de Rodrigues Alves para garantir dias melhores para nossa população que por enquanto está abandonada. É preciso mais despeito com o povo e vamos cobrar mais transparência do Executivo”, disse.

Um comentário:

  1. ESSE VEREADORZINHO DE MEIA TIGELA NÃO PASSA DE UM INFIEL, GOSTARIA QUE ELE EXPLICASSE O PORQUE UTILIZA UM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO DO MUNICÍPIO, PARA COLOCAR PESSOAS PARA TRABALHAR POR SEIS MESES E DEPOIS TIRA E DEPOIS DE SEIS MESES VOLTA NOVAMENTE, E FICA RECEBENDO O FGTS. EXPLIQUE TAMBEM VEREADOR, PORQUE VOCE FOI PRESO, QUANDO FOI CANDIDATO A DEPUTADO ( VOTAÇÃO PIRFIA) FOI PRESO NO DIA DA ELEIÇÃO.

    ResponderExcluir

15 de dez. de 2014

Vereador Noé é eleito novo presidente da Câmara Municipal de Rodrigues Alves em eleição acirrada marcada pela derrota do grupo político do prefeito Burica

Posse Rodrigues Alves 12 veredor noe boa

Elson Costa
 
A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rodrigues Alves realizada no dia 28 de Novembro teve como vencedora a chapa de oposição liderada pelo vereador Antônio Matos da Silva, Noé (PP), que venceu a chapa do vereador Evanildo (PT), do bloco de apoio ao prefeito Francisco Ernilson de Freitas (Burica - PT), que foi o principal derrotado na disputa depois que o vereador petista Josué aceitou a indicação de Primeiro Secretário na chapa da oposição.
A decisão do vereador Josué, de compor com a oposição e ganhar a eleição, segundo ele, ocorreu por conta da falta de respeito que o prefeito Burica vem tratando correligionários e a população que lhe garantiram chegar em segundo lugar na eleição de 2012 e assumisse o mandato pelo impedimento do ex-prefeito Deda que teve a candidatura cassada por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
“ Muita gente da oposição, inclusive empresários que trabalharam para derrotar o prefeito Burica vem recebendo tratamento diferenciado na administração. A reclamação é grande, muitos funcionários provisórios vivem sendo humilhados e não conseguem receber seus salários que estão atrasados há vários meses, mesmo depois de demitidos. Não concordamos com a forma autoritária da administração do prefeito que não dá ouvidos a opinião de quem o ajudou a chegar novamente no poder”, disse o vereador.
Muito acirrada a eleição da Mesa Diretora movimentou os bastidores da política no município. Na votação secreta cinco vereadores votaram para garantir a vitória da chapa da oposição e elegeram o vereador Noé presidente do Poder Legislativo Municipal para o biênio 2015/2016. Três vereadores votaram na chapa da situação e o vereador Jailson Eugênio (PCdoB) protestou e não deu seu voto para nenhuma das chapas.
veredor jailson boa
“ As chapas representavam os grupos políticos do prefeito Burica e do ex-prefeito Deda que teve e o outro está fazendo uma forma desastrada de política do município e não merecem minha confiança. O ex-prefeito Deda foi enquadrado na Lei da Ficha Lima e responde processos na justiça. A administração do prefeito Burica se distanciou dos interesses da população e não tem respeito nem com o Poder Legislativo”, disse o vereador.
A nova Mesa Diretora da Câmara Municipal ficou assim constituída: presidente, vereador Noé (PP); vice-presidente, vereador Cartejanio (Chico da Borracharia – PSDB); 1º secretário, vereador Josué (PT) e 2º Secretário o vereador Geraldo (PP). O presidente eleito, vereador Noé, considera que a disputa na eleição é salutar para a democracia do município e ressaltou que a insatisfação dos vereadores com a administração do prefeito garantiu sua vitória.
“ O prefeito Burica não tem respeitado o legislativo municipal e nem a população. A Câmara Municipal é um poder independente e o Executivo não deve interferir nas suas decisões para que se garanta a democracia. Estamos confiantes em fazer uma boa gestão à frente do legislativo e vamos cumprir nossa função de fiscais do Executivo e investigar informações que circulam no município sobre irregularidades e desmandos na gestão. Queremos trabalhar em parceria, mas os vereadores merecem mais respeito” afirmou o presidente eleito da Câmara.
Noé agradeceu a confiança depositada pelos vereadores em sua pessoa que vai assumir pela segunda vez a presidência da Câmara Municipal de Rodrigues Alves e nessa gestão estará empenhado em garantir a autonomia do Legislativo que sempre tem trabalhado pelo engrandecimento do município de Rodrigues Alves aprovando leis e projetos do Executivo que tem beneficiado a população, além de fiscalizar as ações de prefeitura.
O vereador do PP destaca que mesmo sendo do bloco de oposição tem mantido uma postura de respeito com o Executivo e votado a favor de todos os projetos que beneficiam a população, mas ressalta que a Câmara Municipal é o órgão responsável pela fiscalização das ações do município que precisa ter mais responsabilidade e atender as solicitações de informações dos vereadores que estão apenas exercendo o dever imposto pela lei.
“ É preciso que os poderes trabalhem em harmonia, mas para isso acontecer secretários e o próprio prefeito precisam entender a necessidade de atender as reivindicações da Câmara Municipal e se comunicar com mais rapidez nas solicitações de informações dos atos da gestão. Não estamos exigindo nada além do necessário para cumprirmos nosso papel de fiscal e muitas vezes o Executivo ignora as solicitações”, disse.
Noé, que está no seu terceiro mandato, lembra que iniciou na política por incentivo do ex-prefeito Dêda, que na sua avaliação continua sendo uma das grandes lideranças nos municípios do Juruá, junto com sua esposa e deputada estadual Maria Antônia, que mais uma vez foi reeleita na eleição de Outubro passado. “ Tivemos a satisfação da presença do ex-prefeito Dêda, que acompanhou a eleição da Mesa Diretora e ficou muito satisfeito com o resultado”, disse.
“ O prefeito Burica tem que respeitar a Câmara e cuidar para que vexames como o do concurso público cancelado pelo MP não aconteçam novamente”, afirma Chico da Borracharia
veredor catejanio boa
O vereador Chico da Borracharia destacou que o resultado da eleição da Mesa Diretora refletiu a falta de respeito do prefeito Burica com a Câmara Municipal e apesar das várias tentativas de mudar a composição na eleição os vereadores não cederam e mantiveram sua posição derrotando a chapa da situação. “ O Executivo precisa respeitar o Legislativo, pois a base da democracia é a independência dos poderes sendo inadmissível qualquer interferência”, disse.
Segundo Chico da Borracharia os vereadores tem que cumprir o papel de fiscalizar o Executivo, principalmente quando se tem diversos rumores de malversação do dinheiro público ao destacar que sua gestão à frente da Câmara Municipal se pautou pela boa aplicação dos recursos garantindo importantes melhorias para um melhor desempenho dos trabalhos dos vereadores, mas foi alvo de muitas injúrias.
“ Tentaram me fazer desistir da composição da chapa vencedora. Foi só preciso lembrar que durante minha gestão na presidência da Câmara fizeram tudo para sujar meu nome, mas graças a Deus não conseguiram. Então, fizemos uma composição sólida o suficiente para barrar as várias tentativas de desestabilizar o grupo, inclusive com propostas sórdidas. Na votação mostramos personalidade, garantimos a vitória do vereador Noé e o prefeito vai ter que respeitar mais a Câmara, os recursos públicos e os funcionários”, disse.
Chico da Borracharia lembra da vergonha que foi o recente concurso público realizado pela Prefeitura de Rodrigues Alves, cancelado pela Justiça à pedido do Ministério Público do Estado que acatou denúncia feita por ele de favorecimento de parentes do prefeito e de secretários. “O vereador precisa exercer sua função de fiscal e não permitir que o Executivo cometa desmandos na administração. Naquele concurso foram aprovados parentes do prefeito e de secretários de forma suspeita e a Justiça prontamente mandou cancelar. Isso é uma vergonha”, afirmou.
Vereador petista está decepcionado com gestão do prefeito Burica
veredor josue boa
O vereador petista Josué não esconde sua insatisfação pela forma desrespeitosa que os aliados do prefeito Burica na eleição anterior, inclusive ele próprio, estão sendo tratados durante sua gestão à frente da prefeitura e destaca que é necessária a valorização dos parceiros para que se consiga fazer um governo de participação. Segundo ele os adversários do prefeito Burica na eleição tem trânsito livre dentro da prefeitura, inclusive alguns empresários, enquanto os aliados são destratados pelo gestor e secretários.
“ Não queremos ter tratamento diferenciado, nem conseguir benefícios pessoais, mas alguns vereadores parceiros são tratados de forma grosseira pelo prefeito, pelos secretários e até por assessores da prefeitura. Mas, a partir de agora vamos iniciar um novo tempo em nosso município e essa vitória tem grande importância. O prefeito vai ter que respeitar os vereadores e trabalhar com mais transparência com os recursos públicos”, disse.
Josué destacou que os vereadores não podem ser perseguidos por exercerem sua função de fiscalizar o Executivo como aconteceu recentemente por motivo de denúncias feitas ao Ministério Público do Estado que causaram o cancelamento de um concurso público fraudulento e com muitas irregularidades, principalmente a aprovação de parentes do prefeito e de secretários o que caracteriza uma vergonha e uma falta de respeito com os demais concorrentes. Josué revela que se sentiu intimidado e até ameaçado.
“ Estou tranquilo com minha decisão de apoiar a chapa onde fui convidado para ser o primeiro secretário que foi a grande vencedora da eleição. Agora, depois de janeiro, queremos fazer um trabalho de democratizar mais os trabalhos da Câmara. Nossa intenção é cada vez mais contribuir com o desenvolvimento de Rodrigues Alves para garantir dias melhores para nossa população que por enquanto está abandonada. É preciso mais despeito com o povo e vamos cobrar mais transparência do Executivo”, disse.

Um comentário:

  1. ESSE VEREADORZINHO DE MEIA TIGELA NÃO PASSA DE UM INFIEL, GOSTARIA QUE ELE EXPLICASSE O PORQUE UTILIZA UM EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇO DO MUNICÍPIO, PARA COLOCAR PESSOAS PARA TRABALHAR POR SEIS MESES E DEPOIS TIRA E DEPOIS DE SEIS MESES VOLTA NOVAMENTE, E FICA RECEBENDO O FGTS. EXPLIQUE TAMBEM VEREADOR, PORQUE VOCE FOI PRESO, QUANDO FOI CANDIDATO A DEPUTADO ( VOTAÇÃO PIRFIA) FOI PRESO NO DIA DA ELEIÇÃO.

    ResponderExcluir