A quarta edição do Programa Senac na Comunidade foi realizada em Rodrigues Alves . Diversas atividades foram realizadas no local.
A quarta edição do Programa Senac na Comunidade foi realizada na última quinta feira (17) na escola de ensino médio Francisco Braga de Souza em Rodrigues Alves (AC). O projeto tem o objetivo de chegar mais próximo da comunidade, atendendo mais escolas do interior do estado e dando oportunidade ao jovem que fora da sala de aula não ocupa seu tempo em busca da educação, o que o torna vulnerável e sem capacitação para o ingresso no mercado de trabalho.
Durante o dia todo, foram ofertados serviços na área de saúde como atendimentos médicos, aferição de pressão, teste de glicemia, vacinação, testes rápidos de Hepatite C e HIV , vacinação e palestra sobre planejamento familiar. Na área de beleza foram oferecidos serviços de corte de cabelo, tranças, penteados , automaquiagem , manicure/ pedicure. Na área de hospitalidade, turismo e lazer, foram ofertadas oficinas de unhas artísticas, confecção de bolsas em tecido, como fazer um currículo, pinturas em tela e abordagens referentes ao aproveitamento de alimentos e produção de minipizzas.
Também ocorreram competições esportivas nas modalidades de futebol, handebol e voleibol e ainda atividades culturais.
“Há mais de 15 dias que agente envolveu a escola, envolveu a prefeitura aqui do município. Isso aqui pra gente é prazeroso. Estamos tirando o Senac de dentro dos muros e trazendo pra perto da comunidade. O apoio que tivemos da prefeitura foi fundamental para a realização desse evento. Rodrigues Alves é um dos municípios que temos mais facilidade de realizar o nosso trabalho, através do prefeito Burica, que é nosso parceiro de primeira ordem”, ressaltou Abrão Maia, diretor de educação profissional do Senac.
A jovem Tamires dos Santos Oliveira, de 21 anos participou do curso de confecção de bolsa em tecidos, feitos com saco de estopa. “Eu vim aqui para aprender a fazer as bolsas. É um incentivo pra mim pois poderá me proporcionar alguma renda”, ressaltou.
Cada bolsa poderá ser vendida ao preço de 20 reais como garantiu a mediadora de costura do Senac Maria Benicio de Oliveira. “Para a pessoa que já teve aulas de costura, em 10 minutos é possível fazer uma bolsa inclusive com acabamento. Com um metro de tecido que custa de 8 a 10 reais é possível fazer duas bolsas”, garantiu.
No dia dos atendimentos realizados pelo Senac, a prefeitura de Rodrigues Alves decretou ponto facultativo no município, que cedeu mais de 60 profissionais para apoiarem a atividade, especialmente do setor saúde e assistência social, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem entre outros.De acordo com o prefeito Burica, investir na capacitação profissional garante geração de emprego e renda para qualquer cidade. Só nos seus sete anos de administração, a prefeitura já atendeu mais de quatro mil pessoas com cursos profissionalizantes na zona urbana e rural. “Agradeço ao Senac por ter escolhido Rodrigues Alves para neste final de ano realizarmos este evento. Encerramos recentemente vários cursos técnicos com o Senac e várias pessoas já estão trabalhando, tanto na minha cidade quanto em Cruzeiro do Sul. É uma parceria que quero ter até o final do meu mandato”, destacou o prefeito.
Estima-se que mais de 2 mil pessoas foram atendidas em Rodrigues Alves pelo Programa Senac na Comunidade que tem o slogan “Promovendo oportunidades em favor da paz”.
O Senac informou ainda que só em 2014 foram atendidas em Cruzeiro do Sul mais de

Reportagem Alexandre Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário