12 de abr. de 2011

Gestão Escolar

Sabemos que a rede municipal de educação de Rodrigues Alves está em processo de eleição para gestores. Sendo assim, nossa edição em conversa com profissionais da área definiu um perfil para os futuros “comandantes” das escolas do nosso município.
Papel do gestor escolar

O papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos. O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e desenvolvimentos de todos da escola.
Um gestor líder é capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que esta se sinta capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.
O gestor escolar deve ter consciência de que sua equipe não se limita a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar: a aprendizagem dos alunos.
 É fundamental ao gestor a habilidade em gerenciar conflitos, pois toda instituição escolar se depara com conflitos que podem ocorrer entre seus membros, já que cada ser humano possui características individuais.
                Portanto, um gestor tem que ser “mais ouvido do que boca” para que suas decisões possam ser pautadas na sobriedade e na coletividade. Um gestor é apenas uma peça em meia a toda uma engrenagem que faz a máquina educação girar. E não esqueçamos que a liderança é dom de berço que é aperfeiçoado pelo tempo.

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12 de abr. de 2011

Gestão Escolar

Sabemos que a rede municipal de educação de Rodrigues Alves está em processo de eleição para gestores. Sendo assim, nossa edição em conversa com profissionais da área definiu um perfil para os futuros “comandantes” das escolas do nosso município.
Papel do gestor escolar

O papel do gestor escolar não se resume em cumprir e fazer cumprir as leis e regulamentos. O gestor deve ser democrático, opinar e propor medidas que visem o aprimoramento dos trabalhos escolares, o sucesso de sua instituição, além de exercer sua liderança administrativa e pedagógica, visando à valorização e desenvolvimentos de todos da escola.
Um gestor líder é capaz de desenvolver o potencial de trabalho de toda sua equipe, fazendo com que esta se sinta capaz de transformar e realizar com sucesso todos os projetos desenvolvidos pela instituição de ensino.
O gestor escolar deve ter consciência de que sua equipe não se limita a alunos, professores e demais funcionários internos da instituição. A equipe escolar é composta também pelos pais dos alunos e por toda a comunidade de forma geral, que deve ser mobilizada para que juntos possam promover o principal objetivo de toda equipe escolar: a aprendizagem dos alunos.
 É fundamental ao gestor a habilidade em gerenciar conflitos, pois toda instituição escolar se depara com conflitos que podem ocorrer entre seus membros, já que cada ser humano possui características individuais.
                Portanto, um gestor tem que ser “mais ouvido do que boca” para que suas decisões possam ser pautadas na sobriedade e na coletividade. Um gestor é apenas uma peça em meia a toda uma engrenagem que faz a máquina educação girar. E não esqueçamos que a liderança é dom de berço que é aperfeiçoado pelo tempo.

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