A fase municipal dos jogos escolares de Cruzeiro do Sul (AC) teve inicio nesta quarta-feira (03). De acordo com a organização do evento estarão envolvidos cerca de 1200 estudantes de 28 escolas.A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, no Ginásio Jader Machado, local onde a maioria das competições devem acontecer.
A organização da fase municipal dos jogos escolares fica a cargo da prefeitura. O vice-prefeito de Cruzeiro do Sul, Mazinho Santiago espera que os jovens busquem só o esporte e esqueçam qualquer ato de violência.
“Espero que os alunos não venham para cá com objetos não permitidos, que causa muitas vezes tumulto na hora dos jogos. Esperamos que eles venham para cá para brincar e para disputa sadia”, falou o vice-prefeito.
As equipes vencedoras na fase municipal seguem para fase regional sob a responsabilidade do governo do estado, que esteve representado no evento pela assessora Janete Ponce.
“Os jogos escolares não tem limites e não tem fronteiras. Das 28 escolas que participam 22 são estaduais. Nós entendemos como institucionalidade, que por mais que os estudantes tenham interesse por outras atividades o esporte atrai e faz eles se esforçarem”, disse.
O conselheiro tutelar, José Claudio, que também executa projetos com jovens na área do esporte, explica que havia uma certa apreensão de todos com a possibilidade dos jogos escolares serem suspensos este ano.
“Muitos adolescentes ficaram triste com a situação que pensavam que não ia ter os jogos escolares. Isso é de fundamental importância para garantia dos direitos da criança e do adolescente”, enfatizou.
O professor de educação física Ney Ferreira, da Escola São José, já venceu com suas equipes de voleibol todas as fases dos jogos escolares, a nível de estado já são 10 conquistas com time masculino e conquistou um título nacional.
“Eu estou envolvido com os jogos escolares desde 1996, quando participamos com a equipe da Escola São José”, contou.
“Como é a primeira vez nós estamos criando várias táticas para que nosso time venha a se desenvolver no decorrer dos jogos”, destacou o estudante.
Por Vanisia Nery




Nenhum comentário:
Postar um comentário