18 de mai. de 2021

Dois dedos de prosa: Vereador Marcelo Silva (PT)

 


Bom dia, boa tarde, boa noite nossa coluna “Dois dedos de prosa” esta semana teve o prazer de resenhar com o vereador Marcelo Silva (PT) um político jovem, dinâmico e muito “cabeça”. Foi uma prosa gostosa, leve, mas cheia de declarações firmes e pontuais. Rodrigues Alves tem oposição com responsabilidade. Aos nossos 3 leitores uma boa leitura.


ADL:
Quem é o vereador Marcelo Silva?

Marcelo Silva:Um jovem de 33 anos de idade, filho de Antonieta Bezerra da Silva e Francisco das Chagas Lima da Silva, nascido na comunidade Agrovila do Mujú, zona rural do nosso município. Migrei da zona rural para a urbana em meados de 1996, com proposito de estudar. Terminei meu Ensino Médio em 2008, minha infância nesse período foi muita difícil, pois minha família não tinha uma renda e eu tinha, junto com meu irmão, de viver nas ruas de nossa cidade vendendo pão, quibe, vipe e picolé para sobreviver. Hoje sou grato a minha mãe pelo esforço que teve em lutar por nós, por nossos sonhos. Me sinto realizado, sou formado em TÉCNICO EM ENFERMAGEM, GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESEMVOLVIMENTO DE SISTEMA E CURSANDO UMA SEGUNDA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. Tive a graça de Deus e muito esforço para passar em 3 concursos públicos. Dois na esfera estadual e um na municipal, atualmente faço parte do quadro efetivo da educação do Estado do Acre.


ADL:
E como veio para o mundo político?

Marcelo Silva: Minha história política começou desde criança, pois sempre tive o prazer de ajudar o próximo, onde em 2007 tive uma grande oportunidade de ser estagiário de um primeiro centro de internet do nosso município, o chamado TELECENTRO situado na escola Francisco Braga de Souza, onde naquele momento nosso município tinha iniciado a primeira faculdade EAD, e nossos professores só tinham esse espaço pra enviar seus trabalhos e muitas vezes eu trabalhava até os domingos para atendê-las. E daí quando foi em 2011 criei um grupo de jovens dentro do nosso município que se chamava UJL (UNIAO DA JUVENTUDE LIVRE) e de dentro desse grupo surgiu à ideia de nas eleições de 2012 sair um candidato a vereador, e foi onde enfrentei o desafio de ser candidato, mas não consegui a vitória, fiquei como primeiro suplente do PT, com 244 votos,  sou muito grato ao companheiro e avó Ponciano que nunca me deixou  desistir, sempre falava uma frase que até hoje levo para a vida: “meu filho não desista vamos em frente um dia a gente consegue “ grato também ao companheiro Milton e Burica ( prefeito na época), pela a oportunidade que tive dentro da gestão e quando foi em 2016, fui candidato novamente pelo o PT, conseguindo ser o 3º mais bem votado na eleição com 429 votos tendo assim o primeiro mandato, e agora em 2020 o povo me deu mais uma oportunidade de ser novamente o 3º mais bem votado com 462 votos.


ADL:
Como foi seu primeiro mandato de vereador?

Marcelo Silva: Foi um grande desafio, onde carregava comigo uma grande responsabilidade de falar pelo meu município e buscar melhoria junto ao executivo para minha cidade, não foi fácil, pois estava no grupo de oposição ao prefeito da época (Sebastião Correia). Mas Deus sempre me deu grandes vitórias, naquele momento tive a oportunidade de criar um projeto de lei: criação do plantão das farmácias abertas aos domingos e feriados, aprovado com unanimidade, e também, juntamente com o SINTEAC conseguimos reformular o PCCR da educação, uma importante conquista para nossos professores que tinha perda quando fazia sua graduação. Além de tudo conseguir ser muito presente nas nossas comunidades rurais, onde tive uma grande luta que era a questão do abastecimento de água potável, e fico muita feliz juntamente com poder executivo por ter conseguido com recurso próprio do município levar uma rede de água completa para a comunidade da Valquíria (poço e rede).

ADL: Na sua reeleição qual sua principal bandeira de luta?

Marcelo Silva: Sempre foi a melhoria do meu município em geral, pois sempre lutei pelo o melhoramento dos nossos ramais, um atenção aos nossos agricultores quando se trata de mecanização de terras para que os mesmos possam produzir melhor e também o suporte de escoamento das suas produções, sempre lutei para que nossos servidores fossem valorizados tendo um plano de carreira mais digno, e além de tudo, que o nosso município tenha uma saúde de qualidade. Enfim não tive uma bandeira de luta prioritária, minha luta foi pelo melhoramento no geral.


ADL:
Há hoje um discurso de rua de que o município não tem oposição. Como tem sido o seu trabalho neste início de gestão? Há oposição em Rodrigues Alves?

Marcelo Silva: Sempre trabalhei na política como muita seriedade, pois tenho feito uma oposição muita responsável dentro do princípio da legalidade, onde já tem uma representação feita do meu gabinete ao Ministério público pedindo investigação sobre uns supostos fura-fila nas vacinação do covid-19. Já encaminhei ao poder executivo uma solicitação do quadro de lotação da Educação, pois irei fazer cumprir o que nossa LDB e também nosso PME (plano municipal de educação) exigi, onde os mesmo nos garante que não poderá receber do recurso do FUNDEB os servidores em desvio de função, caso não tenha acesso essas informações iremos encaminhar ao Ministério Público para que seja assegurado nossos direitos que é o acesso à informação. Então estou fazendo o necessário para que as melhorias cheguem para nosso povo, além de tudo ainda tem muitas coisas sendo trabalhadas.


ADL:
Ser vereador em Rodrigues Alves compensa? Quais os principais desafios de legislar num município pequeno igual nossa cidade?

Marcelo Silva: Seria muito hipócrita em dizer que ser vereador não compensa, pois não teria nada melhor de que você ter a responsabilidade de buscar uma melhoria para sua cidade, agora não é fácil você legislar em uma cidade como a nossa, pois temos uma população muita carente, onde o poder executivo não tem para o município um incentivo de geração de emprego e renda, e com isso nós políticos temos que nos adaptar a essa política imoral que foi criada no município a muitos tempos atrás, que é a política do assistencialismo, onde faz o povo ficar acomodado, refém de políticos ( criando assim o voto de cabresto) esta para mim é uma grande dificuldade que temos na política em nossa cidade, o princípio da coletividade não tem poder na decisão política, desta feita temos uma sociedade que sempre busca o individualismo.


ADL:
Sempre quem adentra na política anseia em galgar voos maiores. É o seu caso?

Marcelo Silva: Sempre coloquei minha vida e minhas vontades nas mãos de Deus, se for ser um dia prefeito de minha cidade isso não será vontade minha e sim do meu povo e com determinação de DEUS, mas eu sempre entro em um jogo querendo chegar em meu limite. Não tenho medo de desafios e estarei pronto para o que meu grupo político e minha cidade decidir.

ADL: Qual avaliação vossa excelência faz dos 4 primeiros meses da atual gestão?

Marcelo Silva: Nesse primeiro momento não teria como fazer uma avaliação precisa da atual gestão, pois sabemos como é difícil gerenciar recursos públicos, e início de gestão é muita burocracia para resolver, mas esperamos que o prefeito Jailson Amorim (PROS) faça uma boa gestão, pois com isso quem ganha é nossa cidade, e eu, enquanto vereador estarei para ajudar nosso município a crescer.


ADL:
O senhor é um parlamentar que anda bastante na zona rural. Quais as principais necessidades do homem do campo que poderiam ser assistidas pelo poder executivo municipal?

 Marcelo Silva: Sabemos que a maior dificuldade dos nossos amigos da zona rural é a sobrevivência do homem do campo, onde os mesmos precisam de uma atenção maior quando se fala em mecanização de terras, tendo em vista que suas terras não tem uma produção de qualidade devido ao desgaste do solo, além de tudo, um ramal de qualidade para que nossos produtores possam com a ajuda do executivo fazer a escoação do seu produto, ou seja, falta o incentivo para nossos produtores rurais, com essa falta de suporte acontece muito o êxodo rural, fazendo com que nossos centros urbanos a cada dia tenha mais pessoas sofrendo por falta do necessário para sobreviver que é a alimentação.

ADL: O que os munícipes podem esperar do vereador MARCELO SILVA?

Marcelo Silva:  Irei sempre buscar as melhorias para que nossa cidade possa crescer e nosso povo possa viver melhor e de maneira independente, farei um mandato como muita responsabilidade buscando sempre junto ao executivo mecanismo de geração de emprego para que nosso povo possa si libertar dessa política nojenta que está arraigada no seio da nossa cidade.

ADL:Existe algo a mais que o vereador gostaria de acrescentar para os nossos leitores?

Marcelo Silva: Como diz meu slogan de campanha “juntos podemos mais” só assim, quando o povo se unir em busca de melhoria para o coletivo nossa cidade será outra. Um Forte abraço que Deus possa conduzir nossas decisões.

Um comentário:

  1. Como é bom ver a força jovem na politica...cheio de sonhos, ideais, e ideias. Desejo todo sucesso do mundo para você Marcelo Silva.

    ResponderExcluir

18 de mai. de 2021

Dois dedos de prosa: Vereador Marcelo Silva (PT)

 


Bom dia, boa tarde, boa noite nossa coluna “Dois dedos de prosa” esta semana teve o prazer de resenhar com o vereador Marcelo Silva (PT) um político jovem, dinâmico e muito “cabeça”. Foi uma prosa gostosa, leve, mas cheia de declarações firmes e pontuais. Rodrigues Alves tem oposição com responsabilidade. Aos nossos 3 leitores uma boa leitura.


ADL:
Quem é o vereador Marcelo Silva?

Marcelo Silva:Um jovem de 33 anos de idade, filho de Antonieta Bezerra da Silva e Francisco das Chagas Lima da Silva, nascido na comunidade Agrovila do Mujú, zona rural do nosso município. Migrei da zona rural para a urbana em meados de 1996, com proposito de estudar. Terminei meu Ensino Médio em 2008, minha infância nesse período foi muita difícil, pois minha família não tinha uma renda e eu tinha, junto com meu irmão, de viver nas ruas de nossa cidade vendendo pão, quibe, vipe e picolé para sobreviver. Hoje sou grato a minha mãe pelo esforço que teve em lutar por nós, por nossos sonhos. Me sinto realizado, sou formado em TÉCNICO EM ENFERMAGEM, GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESEMVOLVIMENTO DE SISTEMA E CURSANDO UMA SEGUNDA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PUBLICA. Tive a graça de Deus e muito esforço para passar em 3 concursos públicos. Dois na esfera estadual e um na municipal, atualmente faço parte do quadro efetivo da educação do Estado do Acre.


ADL:
E como veio para o mundo político?

Marcelo Silva: Minha história política começou desde criança, pois sempre tive o prazer de ajudar o próximo, onde em 2007 tive uma grande oportunidade de ser estagiário de um primeiro centro de internet do nosso município, o chamado TELECENTRO situado na escola Francisco Braga de Souza, onde naquele momento nosso município tinha iniciado a primeira faculdade EAD, e nossos professores só tinham esse espaço pra enviar seus trabalhos e muitas vezes eu trabalhava até os domingos para atendê-las. E daí quando foi em 2011 criei um grupo de jovens dentro do nosso município que se chamava UJL (UNIAO DA JUVENTUDE LIVRE) e de dentro desse grupo surgiu à ideia de nas eleições de 2012 sair um candidato a vereador, e foi onde enfrentei o desafio de ser candidato, mas não consegui a vitória, fiquei como primeiro suplente do PT, com 244 votos,  sou muito grato ao companheiro e avó Ponciano que nunca me deixou  desistir, sempre falava uma frase que até hoje levo para a vida: “meu filho não desista vamos em frente um dia a gente consegue “ grato também ao companheiro Milton e Burica ( prefeito na época), pela a oportunidade que tive dentro da gestão e quando foi em 2016, fui candidato novamente pelo o PT, conseguindo ser o 3º mais bem votado na eleição com 429 votos tendo assim o primeiro mandato, e agora em 2020 o povo me deu mais uma oportunidade de ser novamente o 3º mais bem votado com 462 votos.


ADL:
Como foi seu primeiro mandato de vereador?

Marcelo Silva: Foi um grande desafio, onde carregava comigo uma grande responsabilidade de falar pelo meu município e buscar melhoria junto ao executivo para minha cidade, não foi fácil, pois estava no grupo de oposição ao prefeito da época (Sebastião Correia). Mas Deus sempre me deu grandes vitórias, naquele momento tive a oportunidade de criar um projeto de lei: criação do plantão das farmácias abertas aos domingos e feriados, aprovado com unanimidade, e também, juntamente com o SINTEAC conseguimos reformular o PCCR da educação, uma importante conquista para nossos professores que tinha perda quando fazia sua graduação. Além de tudo conseguir ser muito presente nas nossas comunidades rurais, onde tive uma grande luta que era a questão do abastecimento de água potável, e fico muita feliz juntamente com poder executivo por ter conseguido com recurso próprio do município levar uma rede de água completa para a comunidade da Valquíria (poço e rede).

ADL: Na sua reeleição qual sua principal bandeira de luta?

Marcelo Silva: Sempre foi a melhoria do meu município em geral, pois sempre lutei pelo o melhoramento dos nossos ramais, um atenção aos nossos agricultores quando se trata de mecanização de terras para que os mesmos possam produzir melhor e também o suporte de escoamento das suas produções, sempre lutei para que nossos servidores fossem valorizados tendo um plano de carreira mais digno, e além de tudo, que o nosso município tenha uma saúde de qualidade. Enfim não tive uma bandeira de luta prioritária, minha luta foi pelo melhoramento no geral.


ADL:
Há hoje um discurso de rua de que o município não tem oposição. Como tem sido o seu trabalho neste início de gestão? Há oposição em Rodrigues Alves?

Marcelo Silva: Sempre trabalhei na política como muita seriedade, pois tenho feito uma oposição muita responsável dentro do princípio da legalidade, onde já tem uma representação feita do meu gabinete ao Ministério público pedindo investigação sobre uns supostos fura-fila nas vacinação do covid-19. Já encaminhei ao poder executivo uma solicitação do quadro de lotação da Educação, pois irei fazer cumprir o que nossa LDB e também nosso PME (plano municipal de educação) exigi, onde os mesmo nos garante que não poderá receber do recurso do FUNDEB os servidores em desvio de função, caso não tenha acesso essas informações iremos encaminhar ao Ministério Público para que seja assegurado nossos direitos que é o acesso à informação. Então estou fazendo o necessário para que as melhorias cheguem para nosso povo, além de tudo ainda tem muitas coisas sendo trabalhadas.


ADL:
Ser vereador em Rodrigues Alves compensa? Quais os principais desafios de legislar num município pequeno igual nossa cidade?

Marcelo Silva: Seria muito hipócrita em dizer que ser vereador não compensa, pois não teria nada melhor de que você ter a responsabilidade de buscar uma melhoria para sua cidade, agora não é fácil você legislar em uma cidade como a nossa, pois temos uma população muita carente, onde o poder executivo não tem para o município um incentivo de geração de emprego e renda, e com isso nós políticos temos que nos adaptar a essa política imoral que foi criada no município a muitos tempos atrás, que é a política do assistencialismo, onde faz o povo ficar acomodado, refém de políticos ( criando assim o voto de cabresto) esta para mim é uma grande dificuldade que temos na política em nossa cidade, o princípio da coletividade não tem poder na decisão política, desta feita temos uma sociedade que sempre busca o individualismo.


ADL:
Sempre quem adentra na política anseia em galgar voos maiores. É o seu caso?

Marcelo Silva: Sempre coloquei minha vida e minhas vontades nas mãos de Deus, se for ser um dia prefeito de minha cidade isso não será vontade minha e sim do meu povo e com determinação de DEUS, mas eu sempre entro em um jogo querendo chegar em meu limite. Não tenho medo de desafios e estarei pronto para o que meu grupo político e minha cidade decidir.

ADL: Qual avaliação vossa excelência faz dos 4 primeiros meses da atual gestão?

Marcelo Silva: Nesse primeiro momento não teria como fazer uma avaliação precisa da atual gestão, pois sabemos como é difícil gerenciar recursos públicos, e início de gestão é muita burocracia para resolver, mas esperamos que o prefeito Jailson Amorim (PROS) faça uma boa gestão, pois com isso quem ganha é nossa cidade, e eu, enquanto vereador estarei para ajudar nosso município a crescer.


ADL:
O senhor é um parlamentar que anda bastante na zona rural. Quais as principais necessidades do homem do campo que poderiam ser assistidas pelo poder executivo municipal?

 Marcelo Silva: Sabemos que a maior dificuldade dos nossos amigos da zona rural é a sobrevivência do homem do campo, onde os mesmos precisam de uma atenção maior quando se fala em mecanização de terras, tendo em vista que suas terras não tem uma produção de qualidade devido ao desgaste do solo, além de tudo, um ramal de qualidade para que nossos produtores possam com a ajuda do executivo fazer a escoação do seu produto, ou seja, falta o incentivo para nossos produtores rurais, com essa falta de suporte acontece muito o êxodo rural, fazendo com que nossos centros urbanos a cada dia tenha mais pessoas sofrendo por falta do necessário para sobreviver que é a alimentação.

ADL: O que os munícipes podem esperar do vereador MARCELO SILVA?

Marcelo Silva:  Irei sempre buscar as melhorias para que nossa cidade possa crescer e nosso povo possa viver melhor e de maneira independente, farei um mandato como muita responsabilidade buscando sempre junto ao executivo mecanismo de geração de emprego para que nosso povo possa si libertar dessa política nojenta que está arraigada no seio da nossa cidade.

ADL:Existe algo a mais que o vereador gostaria de acrescentar para os nossos leitores?

Marcelo Silva: Como diz meu slogan de campanha “juntos podemos mais” só assim, quando o povo se unir em busca de melhoria para o coletivo nossa cidade será outra. Um Forte abraço que Deus possa conduzir nossas decisões.

Um comentário:

  1. Como é bom ver a força jovem na politica...cheio de sonhos, ideais, e ideias. Desejo todo sucesso do mundo para você Marcelo Silva.

    ResponderExcluir